terça-feira, 29 de maio de 2012

Por que apoiamos a Chapa 4...


A etapa final está chegando! E o Movimento Reconstrução não deixa de sonhar com uma UFPel reconstruida e distante da ausência de democracia que atualmente impera na gestão de César Borges!

RECONSTRUÇÃO É OPOSIÇÃO!
E no dia das eleições, quem quer mudança, vai de Chapa 4!


 "Enquanto coordenadora do curso de Teatro-Licenciatura da UFPel há quase dois anos, acompanhei, entre surpresa e estarrecida, modos de gestão equivocados ou, no mínimo, discutíveis. Apoio a chapa 4 porque quero:

- Transparência no orçamento da Universidade.

- Planejamento (com cronograma de valores e de datas) para licitações de projetos e construções/adequações dos espaços físicos dos cursos.

- Espaços físicos adequados para as aulas práticas e teóricas. Prédios com extintores de incêndio e em condições salúbres.

- Uma coordenadoria das licenciaturas que tenha respaldo e autonomia.

- Uma CPA atuante e que oriente o colegiado nos processos de avaliação do curso.

- Clareza de critérios quanto às distribuições de verba e de vagas (para professores e funcionários) nas Unidades, Centros e Cursos. Isso teria evitado a famigerada “política da caneca” tão comum nos corredores e salas da reitoria da UFPel.

- Manutenção do espaço e de equipamentos a partir de uma visão sustentável de Universidade.

- Uma Universidade participativa, inclusiva, com amplo debate nas áreas de arte, cultura, tecnologia e sociedade.

A chapa 4 opõe-se à maneira como a UFPel vem sendo gerida. A pertinência do programa e a história dos candidatos Mauro e Carlos, contrários ao clientelismo infelizmente arraigado em nossa Universidade não me deixaram dúvida. Por isso têm o meu voto. Vamos reconstruir a UFPel!"

Marina de Oliveira
 Coordenadora do curso Teatro-Licenciatura

"Eu espero mais da Universidade que escolhi fazer.
Apoiando a Chapa 4 estou certa de que o que ocorre hoje,
cursos com apenas 3 professores, vários prédios sucateados,
salas de aulas sem condições,etc. serão corrigidos. Numa gestão
democrática e transparente.
EU VOTO CHAPA RECONSTRUÇÃO"
Tatiane Coimbra - Estudante - Pedagogia



"Eu apoio o movimento RECONSTRUÇÃO- chapa 4, porque o grupo que dá vida as suas propostas é coerente com sua história de militância por uma Universidade, Autônoma, Democrática e Socialmente referenciada, conforme entendo que necessite ser uma Universidade Pública. É uma honra estar ao lado de tantos companheiros que já doaram muito do tempo de suas vidas para movimentos de luta pela democracia, contra exploração humana, pela Universidade Pública e Gratuíta, impregnando suas atividades acadêmicas com estes fundamentos.
Voto chapa 4 com esperança de um futuro mais bonito para UFPel, digno dos estudantes, docentes e técnicos -administrativos que possui!!"
Fabiane Tejada da Silveira
Professora Adjunta do Centro de Artes
1ª Vice- Presidente da ADUFPel
Coordenadora do PIBID-UFPel-área Teatro
Coordenadora do Prjeto Teatro do Oprimido na Comunidade(TOCO)


"Eu apoio a chapa RECONSTRUÇÃO por entender que se trata de um grupo de pessoas, formado por docentes, técnicos e discentes, engajados e comprometidos com o papel social que uma universidade pública deve exercer, e por reconhecer que com esse grupo temos a garantia de uma gestão democrática, transparente e participativa nas decisões e deliberações na vida acadêmica e administrativa da UFPel, que hoje é tão obscura para muitos de nós. Precisamos reconstruir a cultura de participação e escuta de todas as vozes que compõem a nossa universidade, em busca de melhores condições de trabalho e estudo! E, por isso, eu voto CHAPA 4!"
Vanessa Caldeira Leite
Professora do Centro de Artes - UFPel
Coordenadora do PIBID-UFPel-área Teatro




"Uma universidade só consegue ser verdadeiramente democrática na medida em que pluraliza seus espaços e instâncias de participação. Para mim, as propostas do Movimento Reconstrução, com Mauro Del Pino e Carlos Mauch, representam este comprometimento. Por esta razão, voto Chapa 4."
Renato Duro Dias
Doutorando em Educação –PPGE/FaE/UFPel
Professor da Faculdade de Direito da FURG



"Com a Chapa Reconstrução na Reitoria, vamos redescobrir, estudantes e trabalhadores da UFPel juntos, o que significa ser uma Universidade!"
Luiz Alberto Brettas
Professor da Faculdade de Educação - UFPel




"Ao longo de quase 4 anos de UFPel tive inúmeras mostras de como um REGIME pode ser truculento, baseado no troca-troca, na política da canequinha, no “quem não chora não mama”, etc. Essa política, ou melhor pseudo-política, não constrói uma universidade e constitui-se em plataforma da mediocridade. Apoio a chapa 4 por acreditar que é uma verdadeira oposição a isso. "
Thiago Colombo de Freitas
Professor dos Cursos de Música do Centro de Artes - UFPel

      
          "RECONSTRUIR a UFPel é urgente! Há 27 anos ingressei na UFPel como aluna da Faculdade de Odontologia e assim começou meu caminho em defesa desta Universidade.  Desde sempre, me manifestei contra reitores impostos; participei de greves estudantis em estádios lotados por uma UFPel mais transparente, que ouvisse as maiorias e que estivesse a serviço de todos; paralisei com a Faculdade de Odontologia em movimentos históricos pela melhoria nas condições de trabalho/aprendizado.
          Há 20 anos me tornei professora nesta mesma Universidade. Novamente o engajamento foi imediato, debates, movimentos, festas, eleições disputadíssimas, greves...  E novamente estive ao lado de grandes nomes que construíram a história da UFPel como uma das Universidades mais engajadas deste país. Hoje, muitos tomaram outros caminhos, estão em outras frentes, mas sendo por vontade própria, não posso me indignar, porque sempre defendi a livre expressão e o livre arbítrio. Meu respeito ao direito de todos.
           Neste momento, a chama de todas estas lutas se mantém com MAURO e MAUCH  defendendo uma pauta antiga da UFPel, a democracia, a transparência e o ouvir a todos para dirigir para todos. 
           RECONSTRUÇÃO é para reorganizar (o que está caindo pela desorganização); reformar (o que perdeu a forma); recompor (a auto-estima perdida pelo descaso); rememorar (momentos históricos para continuar com a história de um grupo que sempre acreditou que uma Universidade para ser de todos tem que ser pensada por todos).
         Por isso meu apoio à Chapa  4!
         Rumo à vitória!"
         
   Dione Dias Torriani (professora na Faculdade de Odontologia)
                 
    
"Colegas da UFPel
 em resposta à crescente desesperança que cotidianamente nos cutuca
com aumento de trabalho e poucas verbas para efetivá-lo;
com cobrança extrema de produtividade e cada vez menos tempo para cumprir esta tarefa e depois para assimilá-la
(quem consegue ler... e quem realmente lê todos os textos que produzimos?);
com uma crescente desqualificação nacional do ensino batendo nas portas das universidades,
creio que neste momento de definir novos caminhos é importante 
apostar na nossa capacidade de propor  e de trilhar novas sendas,
apostar na possibilidade de reconstruir o sonho e de reconstruir a UFPel,
assim vai meu apoio à Chapa 4   
como votos de sucesso e esperança renovada."
 Profa. Ursula Rosa da Silva
CENTRO DE ARTES (UFPEL)
Coordenadora do Projeto Arte na Escola http://www.paeufpel.blogspot.com

"Quando se apóia alguém devemos fazê-lo pela coerência manifestada no discurso e na sua prática cotidiana. Conheço a trajetória do Mauro na militância sindical e política, na docência comprometida, no empenho democrático enquanto dirigente e no compromisso com a Educação Pública. Acompanho Carlos como militante na ADUFPEL, engajado na defesa da Educação, corajoso representante dos professores no Conselho Universitário em um momento em que a maioria baixou a cabeça e permitiu a implantação do REUNI, professor competente e dedicado nas atividades de ensino e pesquisa. Sei que o compromisso que expressam no programa da Chapa4 já faz parte da vida acadêmica dos dois. Por isso e pela coerência com a minha trajetória na universidade não poderia ser outra minha posição: apoio Mauro del Pino e Carlos Mauch na luta pela RECONSTRUÇÃO DA UFPEL! Avante com Mauro e Carlos!!!!"

Profa. Ceres Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário