Aos TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS


Estamos desafiados a dizer, coletivamente, qual a UFPEL que queremos. Para isso é necessário que tenhamos uma instituição radicalmente democrática na qual haja transparência, informação, espaços de debates, liberdade de opinião e respeito às diferenças.
Com democracia, a comunidade anunciará uma UFPEL identificada pelo seu compromisso social; para honrar esse compromisso precisamos ter qualidade acadêmica e de gestão, e para termos essas qualidades temos que bem cuidar das pessoas, pois a universidade anunciada se fará pelas mãos dos que aqui estudam e trabalham.
Assim, é fundamental zelar por condições adequadas de trabalho e desenvolver as pessoas em suas dimensões humana e profissional, a partir das necessidades da Universidade, combinadas com as oportunidades conquistadas por nossa luta. Vamos reconstruir a UFPEL com nosso trabalho e com nossa dedicação.
(Técnico-administrativos do Movimento RECONSTRUÇÃO)

a) Gestão democrática:
Ao invés de autoritarismo, retaliação e clientelismo, queremos diálogo e construção coletiva!

É assim que se faz:
⎫    “Constituinte Universitária” soberana, que reestruture o Projeto Institucional, o Estatuto e os regramentos internos da UFPEL,  eleita democraticamente a partir das unidades e de forma tripartite (docentes, técnico-administrativos e estudantes com mesma representação).
⎫    Criação de um Conselho de Gestão (tripartite) que defina os critérios de distribuição de recursos, elabore a proposta orçamentária a ser submetida ao Conselho Universitário, fiscalize a execução do orçamento e promova a participação da comunidade nos seus processos de decisão.
⎫    Realização de audiências públicas semestrais das pró-reitorias, dirigidas com avaliação do trabalho realizado e debate sobre o planejamento futuro.
⎫    Realização do I Congresso da Comunidade da UFPEL, com representação definida pela Constituinte Universitária, para avaliação e planejamento estratégico, reavaliando regularmente o projeto institucional da UFPEL.
⎫    Dotação de recursos específicos nos orçamentos para os cursos de graduação, com autonomia de realização de gastos.
⎫    Acesso informatizado aos documentos públicos da administração universitária.
⎫    Pontos descentralizados de atendimento administrativo com serviços específicos, especialmente DRA e DRH.
⎫    Apoio e referendo dos processos paritários (“tripartites”) ou universais para eleição dos cargos de coordenação e direção nos cursos e unidades.

b) Desenvolvimento de pessoal:
Ao invés de promessas para todos e privilégios para poucos, queremos reconhecimento e valorização!

É assim que se faz:
⎫    Exigir do MEC e MPOG vagas em concurso público para repor os técnico-administrativos que se aposentaram, que faleceram e, principalmente, para atender as novas demandas decorrentes da implantação do REUNI.
⎫    Implantação de 30h para os técnico-administrativos.
⎫    Tornar contínua a oferta de capacitação e de qualificação, buscando adequá-las tanto ao Plano de Desenvolvimento Institucional, quanto às aspirações dos servidores da UFPEL.
⎫    Adotar regras iguais para o afastamento para pós-graduação de docentes e técnico-administrativos em educação.
⎫    Oferecer cursos de pós-graduação como parte do Programa de Capacitação dos Servidores.
⎫    Consolidar a avaliação de desempenho como um instrumento objetivo de política de pessoal, que assegure o reconhecimento dos esforços comprometidos e a oferta de um serviço público de qualidade.
⎫    Possibilitar aos técnico-administrativos sua mobilidade, visando a adequação de suas competências e preferências, através de editais periódicos de remoção, que fixem regras públicas e iguais para todos, evitando apadrinhamentos ou atitudes persecutórias.
⎫    Buscar os recursos necessários para a criação de uma escola de educação infantil que ofereça creche e pré-escola aos filhos e filhas de docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFPEL.
⎫    Criação de centros de convivência, nos campi diversos, com espaços físicos para manifestações artísticas, culturais e prática de esportes.
⎫    Universalização do acesso, para a comunidade acadêmica, às redes de internet sem fio nos diversos campi.
⎫    Adequar os espaços físicos da UFPEL aos padrões de acessibilidade para portadores de deficiência.
⎫    Criar o Colegiado de Gestão de Pessoal, com representação das categorias  e da administração, como forma de garantir a gestão compartilhada da política de pessoal.
⎫    Programas especificamente voltados para a segurança e para a qualidade de vida no trabalho.
⎫    Garantir à CIS (Comissão Interna de Supervisão) espaço físico e equipamentos adequados ao seu funcionamento.

d) Infraestrutura
Ao invés de “inauguração de propostas” e de “projetos para promessas”, queremos planejamento com participação, compromissos possíveis e realizações concretas.

É assim que se faz:
⎫    Criação de um Grupo de Trabalho (GT) composto de representantes indicados pelas unidades e pela Reitoria para realização de diagnóstico das instalações físicas da UFPEL: desenho urbano dos espaços abertos, edificações, estruturas internas, equipamentos, localização, acessibilidade, instalações sanitárias, potabilidade, salas de aula, bibliotecas, laboratórios, iluminação, aeração, espaços de convivência.
⎫    O GT, além disso, com as unidades, fará um levantamento das necessidades presentes e de uma projeção futura para cada unidade acadêmica e administrativa da UFPEL.
⎫    O trabalho do GT (diagnóstico e projeções) vai subsidiar a construção de um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS) a ser discutido pelo Conselho de Gestão e pelo Conselho Universitário. O PDDS deverá pensar a universidade como um espaço integrador, estimulador da interação e da expressividade, e interconectado.
⎫    Qualificação do sistema de transporte coletivo que atende aos núcleos da UFPEL, buscando a alternativa do passe livre para estudantes junto às municipalidades de Pelotas e Capão do Leão.
⎫    Implantação de sistema cicloviário, em parceria com a Prefeitura, conectando os diversos prédios e unidades da UFPEL.
⎫    Ampliação do sistema de transporte coletivo gratuito (hoje restrito às unidades do Porto).
⎫    Redesenhar os serviços do campus do Capão do Leão, garantindo água potável, saneamento básico e tratamento adequado dos resíduos (incluindo os resíduos químicos dos laboratórios).

Para ajudar a refletir...

“Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem, de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina"(Paulo Freire)

“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.” (Darcy Ribeiro)

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” (Ghandi)

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