Aos ESTUDANTES


Nós que pegamos os ônibus superlotados, que enfrentamos quilométricas filas nos RUs, que não conseguimos vaga na Casa do Estudante, que nos manifestamos e somos criminalizados, que não temos dinheiro pra materiais, nem quadras de esporte, nem centros de arte, nem nada além da nossa vontade de, vindo de todos os cantos deste país, concluir um curso superior de qualidade.
Nós não queremos apenas migalhas, apenas pedir, apenas esperar que os iluminados administradores possam resolver nossos problemas de moradia, água, biblioteca, arte, cultura, currículos, laboratórios... Nós queremos ser mais do que números e um diploma! Queremos poder estudar com dignidade, e não apenas aguardar "que nos deem" estruturas adequadas, nesta UFPEL que pode, que deve, que precisa urgentemente ser mais do que sala de aula e autoritarismo!
(Estudantes do Movimento RECONSTRUÇÃO)

Programa:

a) Gestão democrática;
Ao invés de autoritarismo, retaliação e clientelismo, queremos diálogo e construção coletiva!

É assim que se faz:
⎫    “Constituinte Universitária” soberana, que reestruture o Projeto Institucional, o Estatuto e os regramentos internos da UFPEL,  eleita democraticamente a partir das unidades e de forma tripartite (docentes, técnico-administrativos e estudantes com mesma representação).
⎫    Criação de um Conselho de Gestão (tripartite) que defina os critérios de distribuição de recursos, elabore a proposta orçamentária a ser submetida ao Conselho Universitário, fiscalize a execução do orçamento e promova a participação da comunidade nos seus processos de decisão.
⎫    Realização de audiências públicas semestrais das pró-reitorias, dirigidas com avaliação do trabalho realizado e debate sobre o planejamento futuro.
⎫    Realização do I Congresso da Comunidade da UFPEL, com representação definida pela Constituinte Universitária, para avaliação e planejamento estratégico, reavaliando regularmente o projeto institucional da UFPEL.
⎫    Dotação de recursos específicos nos orçamentos para os cursos de graduação, com autonomia de realização de gastos.
⎫    Acesso informatizado aos documentos públicos da administração universitária.
⎫    Pontos descentralizados de atendimento administrativo com serviços específicos, especialmente DRA e DRH.
⎫    Apoio e referendo dos processos paritários (“tripartites”) ou universais para eleição dos cargos de coordenação e direção nos cursos e unidades.

b) Assistência estudantil;

Ao invés de intenções e promessas, queremos respeito e política de assistência estudantil de fato!

É assim que se faz:
⎫    Criação de centros de convivência, nos campi diversos, com espaços físicos para manifestações artísticas, culturais e a prática de esportes.
⎫    Ampliação do percentual de participação dos recursos para a assistência estudantil no orçamento da UFPEL..
⎫    Definição democrática do orçamento da assistência estudantil, através do Conselho de Gestão.
⎫    Será PRIORIDADE a busca dos recursos para a construção de uma moradia estudantil no centro de Pelotas e a ampliação dos restaurantes universitários. Nossa meta será atender a recomendação do Programa Nacional de Assistência Estudantil de oferecer o equivalente a 10% das vagas da universidade, o que significaria garantir moradia estudantil para 1900 estudantes, bem como ampliar o sistema de RUs de modo a eliminar as filas.
⎫    Moradia estudantil co-gerida (gestão compartilhada) pela administração universitária e a Associação de Moradores da Casa.
⎫    Revisão dos contratos com as empresas dos RUs buscando a diminuição dos preços para R$ 2,00 a refeição (seguindo o padrão dos RUs do resto do Brasil).
⎫    RUs com opções vegetariana e vegana (de fácil implementação, segundo as próprias nutricionistas do RU).
⎫    Ampliação do PROASA com disponibilização de posto de atendimento de saúde no Campus Capão do Leão e qualificação dos seus serviços.
⎫    Buscar os recursos necessários para a criação de uma escola de educação infantil que ofereça creche e pré-escola aos filhos e filhas de docentes, técnico-administrativos e estudantes.
⎫    Universalização do acesso, para a comunidade acadêmica, às redes de internet sem fio nos diversos campi.
⎫    Apoio à promoção de encontros, festivais, seminários e outras formas de expressão artísticas e culturais.
⎫    Adequação dos espaços físicos da UFPEL aos padrões de acessibilidade para portadores de deficiência.

c) Ensino, pesquisa e extensão
Ao invés de pouco para poucos, queremos transparência, qualidade e compromisso social!

É assim que se faz:
⎫    Política de pesquisa que privilegie o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico de caráter público e propriedade social.
⎫    Instituição do Conselho Comunitário de Extensão com ampla representatividade das comunidades da região: movimentos sociais, organizações sociais, prefeituras...
⎫    Elaboração democrática de um Plano de Equidade das Condições de Ensino a partir de diagnóstico comparativo dos cursos de graduação quanto às instalações físicas, à infraestrutura acadêmica e às condições de trabalho.
⎫    Regulamentação dos critérios de distribuição de recursos e bolsas de extensão, de forma transparente e atendendo aos critérios do Conselho Comunitário de Extensão.
⎫    Revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso a partir do Projeto Institucional da UFPEL elaborado pela Constituinte Universitária.
⎫    Redimensionamento da Pró-Reitoria de Graduação, com valorização e reestruturação do Setor de Estágios.
⎫    Reforço e potencialização do PET (Programa de Educação Tutorial) e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), bem como estímulo à adesão aos programas daqueles cursos que podem acessá-los e que ainda não o fizeram.
⎫    Estabelecimento coletivo de critérios para criação de novos cursos.
⎫    Defesa da política de cotas e ações afirmativas, garantindo o amplo debate da comunidade e a realização de plebiscito(s) para definição sobre a implementação dessas políticas.
⎫    EAD: (a) Integração dos cursos de Educação a Distância à estrutura das unidades acadêmicas;
(b) garantia da qualificação dos cursos atuais e integrar as comunidades da EAD (docentes, discentes, técnico-administrativos) aos processos decisórios das unidades; (c) construção de uma estrutura específica de apoio e coordenação para a EAD na PRG.
⎫    Criação do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), com recursos próprios e externos.

d) Infraestrutura
Ao invés de “inauguração de propostas” e de “projetos para promessas”, queremos planejamento com participação, compromissos possíveis e realizações concretas.

É assim que se faz:
⎫    Criação de um Grupo de Trabalho (GT) composto de representantes indicados pelas unidades e pela Reitoria para realização de diagnóstico das instalações físicas da UFPEL: desenho urbano dos espaços abertos, edificações, estruturas internas, equipamentos, localização, acessibilidade, instalações sanitárias, potabilidade, salas de aula, bibliotecas, laboratórios, iluminação, aeração, espaços de convivência etc.
⎫    Além disso, o GT – juntamente com os Colegiados – fará um levantamento das necessidades presentes, bem como uma projeção futura para cada unidade acadêmica e administrativa da UFPEL.
⎫    O trabalho do GT (diagnóstico e projeções) vai subsidiar a construção de um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS) a ser discutido pelo Conselho de Gestão e pelo Conselho Universitário. O PDDS deverá pensar a Universidade como um espaço integrador, estimulador da interação e da expressividade, e interconectado.
⎫    Exigir do Governo Estadual transparência na concessão da linha  de transporte do Campus Capão do Leão, buscando a diminuição no valor da tarifa de transporte.
⎫    Fiscalização permanente, pela administração da UFPEL, das linhas de transporte que atendem aos diversos campi, especialmente ao Campus Capão do Leão, utilizando-se – sempre que necessário – dos instrumentos jurídicos adequados para garantir a prestação de serviços de qualidade.
⎫    Disponibilização de maior número de bolsas de transporte.
⎫    Buscar, junto às prefeituras e ao governo do Estado, a implementação do passe livre para estudantes.
⎫    Ampliação do sistema de transporte coletivo gratuito (hoje restrito às unidades do Porto).
⎫    Implantação de sistema cicloviário, em parceria com a Prefeitura, conectando os diversos prédios e unidades da UFPEL.
⎫    Adequação dos serviços do campus do Capão do Leão, garantindo água potável, saneamento básico e tratamento adequado dos resíduos (incluindo os resíduos químicos dos laboratórios).

O que disseram por aí...

Rosa Luxemburgo sobre Chapa Reconstrução:
“Por uma UFPEL em que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres!”

Bertolt Brecht sobre Chapa Reconstrução:
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele acha que ex-Pró-Reitor é oposição, que ex-pró-Reitora é oposição, que integrante de chapa  de Reitor é oposição e até que Vice-Reitor é diferente do Reitor. Ele não enxerga a Reconstrução acontecendo.”

Che Guevara sobre Chapa Reconstrução:
“Hay que reconstruirse, pero sin perder la ternura jamás...”

Tiririca sobre a Chapa Reconstrução:

“Você sabe o que faz um Reitor? Eu não sei. Vote Reconstrução que eles te mostram!”

Rei César sobre Chapa Reconstrução:

“Esses aí não são aquela gente dos movimentos sociais, que ficam se manifestando? Eles não representam ninguém. A UNE concorda com tudo que eu faço...”

Rei César sobre Chapa Reconstrução [2]:

“Eles ainda tão se manifestando? Vou colocar outro processo. Chama ali o Procurador...”

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