quarta-feira, 9 de maio de 2012

RECONSTRUÇÃO é o resgate da busca pela democracia na UFPel


Não apenas o resgate do passado, mas a transformação da atual realidade!

O Movimento Reconstrução tem uma grande inspiração da busca pela democracia que a UFPel teve, ardentemente, em sua história há tempos atrás. Não nos firmamos apenas no passado, mas queremos fazer deste presente e próximo futuro, um resgate de um novo modelo de gestão, totalmente oposto a essa decadente história de falta de dignidade que a UFPel se encontra. No passado, tivemos importantes e inesquecíveis etapas de conquistas da democracia dentro da UFPel.

Cartaz da chapa Construção, que ganhou as eleições (prévias diretas para o DCE) 
e depois deu origem ao DCE Livre.

O Movimento Estudantil pós 78 ainda resgata a paixão pela luta. Velhos(as) amigos e amigas que por vários motivos se espalharam pelo Brasil e pelo mundo, se reencontraram através da internet e um encontro em 2009. Isso permitiu reaproximar e resgatar histórias sobre as suas diferentes experiências e vivencias a partir das suas atuações no M.E. de Pelotas, desde o ano de 1978. 

Queremos reconstruir mais uma vez toda a paixão de estar vivenciando momentos importantes e dignos dentro da Universidade. 


      Durante o reencontro em Pelotas (março de 2009) foram gravados diversos depoimentos de pessoas que vivenciaram aquela época de descobertas, rebeldias e ditaduras. Por problemas técnicos, a maioria dessas entrevistas ficou sem áudio mas está disponível aos curiosos e pesquisadores no Instituto Mário Alves – IMA, em Pelotas. O vídeo publicado abaixo (composto de uma introdução e de três partes com depoimentos) é uma compilação experimental que servirá para divulgar amplamente a existência deste valioso material. Outras publicações poderão ser elaboradas e publicadas livremente, segundo diferentes conceitos estéticos e visões do processo.


O ÁUDIO DESSES DEPOIMENTOS POSSUI RUÍDOS E, EM ALGUNS CASOS ESTÁ BAIXO. É ACONSELHÁVEL AUMENTAR O VOLUME DO COMPUTADOR E/OU ESCUTAR COM FONES DE OUVIDOS.

Seleção e edição: Ricardo Almeida - abril de 2012.



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário