Aos DOCENTES


Nós, docentes da UFPEL, temos sonhos simples. Queremos apenas produzir e compartilhar conhecimento; queremos apenas garantir aos nossos estudantes as oportunidades necessárias para construírem um mundo mais justo e mais fraterno; sonhamos com uma universidade aberta a todos, reconstruída para o presente, comprometida com o futuro.
Mas só há uma forma de caminhar nessa direção: assumindo a responsabilidade de enfrentar as idiossincrasias do presente, rechaçando o clientelismo e derrotando a velha política dos favores para poucos. Só a nossa atitude, pedagogicamente corajosa, pode ser fonte de inspiração para uma educação efetivamente emancipadora, que deixe para trás um passado de medos e que construa, caprichosamente, passo a passo, a UFPEL dos nossos sonhos.  
(Docentes do Movimento RECONSTRUÇÃO)

Programa:

a) Gestão democrática
Ao invés de autoritarismo, retaliação e clientelismo, queremos diálogo e construção coletiva!

É assim que se faz:
⎫    “Constituinte Universitária” soberana, que reestruture o Projeto Institucional, o Estatuto e os regramentos internos da UFPEL,  eleita democraticamente a partir das unidades e de forma tripartite (docentes, técnico-administrativos e estudantes com mesma representação).
⎫    Criação de um Conselho de Gestão (tripartite) que defina os critérios de distribuição de recursos, elabore a proposta orçamentária a ser submetida ao Conselho Universitário, fiscalize a execução do orçamento e promova a participação da comunidade nos seus processos de decisão.
⎫    Realização de audiências públicas semestrais das pró-reitorias, dirigidas com avaliação do trabalho realizado e debate sobre o planejamento futuro.
⎫    Realização do I Congresso da Comunidade da UFPEL, com representação definida pela Constituinte Universitária, para avaliação e planejamento estratégico, reavaliando regularmente o projeto institucional da UFPEL.
⎫    Dotação de recursos específicos nos orçamentos para os cursos de graduação, com autonomia de realização de gastos.
⎫    Acesso informatizado aos documentos públicos da administração universitária.
⎫    Pontos descentralizados de atendimento administrativo com serviços específicos, especialmente DRA e DRH.
⎫    Apoio e referendo dos processos paritários (“tripartites”) ou universais para eleição dos cargos de coordenação e direção nos cursos e unidades.

b) Graduação
Ao invés de expansão desordenada com falta de planejamento, com pouco para poucos, queremos estrutura adequada e equidade de condições de ensino!

É assim que se faz:

⎫    PLANO DE EQUIDADE DAS CONDIÇÕES DE ENSINO – a ser construído democraticamente com a participação das unidades acadêmicas, a partir de diagnóstico comparativo dos cursos de graduação, buscando adequar de forma justa as instalações físicas, a infraestrutura acadêmica e as condições de trabalho das diversas unidades acadêmicas, considerando as especificidades dos cursos.
⎫    Revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso a partir da revisão do Projeto Institucional da UFPEL, que será reestruturado pela Constituinte Universitária.
⎫    Redimensionamento da Pró-Reitoria de Graduação, com valorização e reestruturação do Setor de Estágios, para ampliar as oportunidades de experimentação das realidades profissionais durante a graduação.
⎫    Reforço e potencialização do PET (Programa de Educação Tutorial) e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), bem como estímulo à adesão aos programas daqueles cursos que podem acessá-los e que ainda não o fizeram.
⎫    Debate e definição, nos conselhos superiores, de critérios objetivos para criação de novos cursos, com estabelecimento de parâmetros para infraestrutura e corpo docente mínimos.
⎫    EAD: (a) Integração dos cursos de Educação a Distância à estrutura das unidades acadêmicas; (b) garantia da qualificação dos cursos atuais e integrar as comunidades da EAD (docentes, discentes, técnico-administrativos) aos processos decisórios das unidades; (c) construção de uma estrutura específica de apoio e coordenação para a EAD na PRG.
⎫    Redimensionamento do Centro de Educação à Distância (CEAD) como Centro de Tecnologia e Informação Educacional, funcionando como unidade de apoio logístico e estratégico para o desenvolvimento de tecnologias educacionais para todos os cursos de graduação e pós da UFPEL, presenciais e a distância.
⎫    Programa de Fortalecimento das Licenciaturas, valorizando o Fórum das Licenciaturas.

c) Pós-graduação e pesquisa
Ao invés de sobrecarga e produtivismo, queremos qualidade, compromisso social e condições dignas de trabalho!

É assim que se faz:
⎫    Criação do Escritório de Assessoria para Projetos de Pesquisa, que dê suporte técnico à captação de recursos de pesquisa, elaboração e execução financeira e administrativa dos projetos.
⎫    Articulação das universidades da região sul do RS para incidir sobre as agências de pesquisa, visando a abertura de editais específicos para a região Sul do RS, estagnada economicamente há décadas.
⎫    Criação o Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), com recursos próprios e externos.
⎫    Política de pesquisa que privilegie o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico de caráter público com propriedade social, inclusive quando desenvolvido em parceria com a iniciativa privada.
⎫    Programa de Equidade das Condições de Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação, a exemplo do PECE-Graduação (ver mais acima).

d) Extensão
Ao invés de indefinição programática e fragmentação das ações, queremos dialogicidade com a comunidade e complementaridade dos programas!

É assim que se faz:
⎫    Instituição do Conselho Comunitário de Extensão com ampla representatividade das comunidades da região: movimentos sociais, organizações sociais e prefeituras.
⎫    Regulamentação dos critérios de distribuição de recursos e bolsas de extensão, de forma transparente e atendendo aos critérios do Conselho Comunitário de Extensão.
⎫    Criação do Escritório de Assessoria para Projetos de Extensão, junto à PREC, que dê suporte técnico à captação de recursos de extensão, elaboração e execução financeira e administrativa dos projetos.
⎫    Reestruturação da PREC, garantindo a expansão efetiva e qualificada da extensão na UFPEL.
⎫    Reestruturação da Editora, da Gráfica e da Livraria da UFPEL, através do estabelecimento de convênios de cooperação interinstitucionais (com outras editoras universitárias), ampliando a capacidade de difusão e distribuição das publicações.
⎫    Definição de critérios de edição, com lançamento de editais de seleção para publicações.

e) Infraestrutura
Ao invés de “inaugurações de intensões” e de “projetos para promessas”, queremos planejamento com participação, compromissos possíveis e realizações concretas.

É assim que se faz:
⎫    Criação de um Grupo de Trabalho (GT) composto de representantes indicados pelas unidades e pela Reitoria para realização de diagnóstico das instalações físicas da UFPEL: desenho urbano dos espaços abertos, edificações, estruturas internas, equipamentos, localização, acessibilidade, instalações sanitárias, potabilidade, salas de aula, bibliotecas, laboratórios, iluminação, aeração, espaços de convivência....
⎫    Além disso, o GT – juntamente com os Colegiados – fará um levantamento das necessidades presentes, bem como uma projeção futura para cada unidade acadêmica e administrativa da UFPEL.
⎫    O trabalho do GT (diagnóstico e projeções) vai subsidiar a construção de um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS) a ser discutido pelo Conselho de Gestão e pelo Conselho Universitário. O PDDS deverá pensar a Universidade como um espaço integrador, estimulador da interação e da expressividade, e interconectado.
⎫    Qualificação do sistema de transporte coletivo que atende aos núcleos da UFPEL, buscando a alternativa do passe livre para estudantes junto às municipalidades de Pelotas e Capão do Leão.
⎫    Ampliação do sistema de transporte coletivo gratuito (hoje restrito às unidades do Porto).
⎫    Implantação de sistema cicloviário, em parceria com a Prefeitura, conectando os diversos prédios e unidades da UFPEL.
⎫    Adequação dos serviços do campus do Capão do Leão, garantindo água potável, saneamento básico e tratamento adequado dos resíduos (incluindo os resíduos químicos dos laboratórios).

Para ajudar a refletir...

“Contra as ideias da força, a força das ideias!” (Florestan Fernandes)

“O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca,
e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto."  (José Saramago)

“Uma universidade pode ser afetada por vários tipos de pobreza. Não pode jamais ser pobre de esperança, carente de ousadia, desprovida de vontade.” (Amílcar Gigante, Reitor da UFPEL 1989-1992)

Um comentário:

  1. Repensando a UFPel
    (A todos os seres humanos que vivem esta universidade)
    Meu nome é Luiz Alberto Brettas. Sou professor efetivo desta universidade desde 1992. Antes disso, tive algumas experiências trabalhando como professor dos, hoje chamados, Níveis Básicos de ensino em Porto Alegre, onde cursei meu bacharelado em matemática. Também, fui servidor da UFRGS como programador de computador em seu Centro de Processamento de Dados e trabalhei dois anos como professor substituto aqui na UFPel.
    Uma das coisas de que tenho saudade da UFRGS era a convivência com estudantes e professores de diversas áreas do conhecimento. Creio que a organização do espaço daquela universidade facilitava, sobremaneira, esta convivência. As relações que estabelecíamos quando discutíamos assuntos diversos, como música, teatro, física, biologia, etc, provocavam reflexões altamente produtivas ao desenvolvimento dos estudos em nossas áreas específicas. Aliás, hoje, sabe-se que este tipo de convivência estimula o desenvolvimento científico. Vivíamos algo análogo ao relatado por Heisenberg em seu “A parte e o todo”, em que ele descreveu parte de sua vida em contato com cientistas como Einstein, Bohr, Pauli e Sommerfeld, além de pensadores de outras áreas (defendo que a leitura desta obra é imprescindível a qualquer pesquisador hoje).
    Fica difícil imaginar a convivência de estudantes e professores de áreas diversas em uma universidade (des)organizada como a nossa. Qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento sobre como está, hoje, estruturada a UFPel concordará comigo.
    Infelizmente, há, pelo menos, quatro gestões, esta instituição tem sido administrada pelo mesmo grupo de pessoas. O modus operandi deste grupo baseia-se na troca de favores, na ameaça, no descaso com o patrimônio público, no desrespeito aos colegas e à própria instituição onde trabalha.
    Parece-me que eu preciso lembrar, aqui, que nós, servidores da UFPel, somos pagos pela quitandeira da esquina, pelo gari, pelo bancário, pelas balconistas,... Enfim, somos Servidores Públicos! Nossos estudantes aqui estudam porque essa gente toda está pagando impostos. Isto não significa que devemos apresentar relatórios diários a todos os brasileiros. Significa, simplesmente, que devemos honrar o que recebemos deles, lidando com esta instituição como ela merece, não como se ela fosse nosso próprio “boteco”, no qual podemos decidir se incluiremos, ou não, outro tipo de bebida no cardápio.
    Com todas as dificuldades, há alguns de nós que tem conseguido desenvolver seu trabalho mesmo sem apoio da administração central, e há, claro, os que foram favorecidos por esta administração...
    Como sou um eterno otimista, acredito que chegou a hora desta instituição retomar seu caminho, reconstruindo-se como uma verdadeira Universidade. É a hora de se retirar, da Reitoria da UFPel, este grupo de bajuladores da pseudo-aristocracia falida de Pelotas.

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