Sua voz AQUI


Vê dificuldades na UFPel? Percebeu a péssima infra-estrutura que se encontra, fotografou e quer mostrar? Fez algum vídeo de alguma manifestação relacionada aos problemas da Universidade? Escreveu algum texto que contemple sua opinião sobre a atual administração? viu mais uma -dentre tantas notícias que denunciam a corrupção que se encontra o momento cabuloso da UFPel? Envie pra gente!

O Movimento Reconstrução abre em sua página esse espaço que vem reafirmar mais uma vez o quanto você pode se manifestar e mostrar a verdadeira UFPel!

Faça videos com o seu próprio celular, escreva sem preocupação (seja em uma frase, seja em textos grandes, como preferir!) e envie para nós: reconstruiraufpel@gmail.com

Sem dúvidas, estaremos publicando neste espaço, onde a sua voz é quem fala!

Movimento Reconstrução - Chapa 4.



Enviado por: Roberta Brum Cardoso

Oii, gostaria de saber se a chapa 4 possui algum projeto para os cursos novos, especialmente falo do curso de psicologia que é novo na faculdade.
Como acadêmica do curso de psicologia sei que estamos em um prédio muito bom (a leiga), mas no momento não possuímos livros específicos para o curso.
Ainda não temos projetos de pesquisa e de extensão, então não há nenhuma bolsa para o curso. 
Estamos com problemas com a falta de professore na disciplina de fisiologia, não há um para o curso... temos aula cada dia com um professor diferente, na tentativa de se ajeitar ao no nosso quadro de aulas, isso está sendo muito ruim pq os professores não sabem onde paramos com a matéria e não conseguem acompanhar o ritmo da turma.
Esses seriam um dos problemas do curso.
Grata

*Movimento Reconstrução responde:
Olá Roberta!
Os novos cursos são prioridade de nossa política de Graduação. Temos como objetivo atingir a nota quatro em todos os cursos de graduação da UFPel nos próximos anos, em uma escala do MEC em que a nota máxima é cinco. Atualmente, temos vários cursos sem nota e vários com nota três. A Psicologia é um desses casos.
Para isso, temos que dotar o curso de seis condições: número de docentes adequado, espaço físico para docentes, estudantes e área administrativa, número de técnico-administrativos adequado, acervo bibliográfico com livros e periódicos da área (biblioteca), laboratórios e Projeto Pedagógico de Curso com currículo adequado às exigências profissionais do Conselho de Psicologia e do Conselho Nacional de Educação.
Vamos atingir esse objetivo e superar a realidade atual. Vocês só possuem três professores efetivos (dados da atual administração), o que torna impossível desenvolver pesquisa e extensão e atender adequadamente o ensino (cumprir com o preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão). Todos os cursos da UFPel terão bolsas de graduação e priorizaremos a distribuição de bolsas de iniciação científica para os cursos novos através de Editais públicos e com critérios transparentes.
Vamos realizar concurso público para professores para o curso de Psicologia e comprar o acervo bibliográfico adequado. Assim faremos com os demais cursos novos da UFPel, como a Engenharia de Produção, que tem somente dois professores efetivos, como a Farmácia, que também só tem dois professores efetivos, e poderia dar outros exemplos, mas ficamos por aqui.
Nosso compromisso é estabelecer um padrão mínimo de qualidade no ensino, na formação de profissionais pela nossa universidade. Somente assim seremos protagonistas da construção de um mundo melhor, com mais oportunidades, mais solidariedade, mais dignidade e cidadania, com mais felicidade no estudo e no trabalho.
Vamos continuar conversando. Na sexta, dia 4 de maio, teremos uma grande festa. Nos vemos lá!
Abçs!
-------





Enviado por: Yuri Zebral



"É uma vergonha, mesmo vivenciando o ápice do neoliberalismo, somos obrigados a nos curvar perante as vontades de uma empresa que domina o mercado do transporte cidade/campus. Não entendo como pode existir apenas uma empresa que faça esse serviço. O monopólio da Santa Silvana é para mim intragável, para não dizer vergonhoso. Mais vergonhoso é o descaso da UFPel com o assunto. Quando será que os candidatos a reitor vão começar a falar de coisas que realmente importam? O quão ruim é a atual reitoria já sabemos, ou melhor, vivenciamos. Quero começar a escutar propostas, resoluções, gostaria de ver vocês, TODOS vocês, se comprometendo um pouco mais, chega de blá blá blá."

Desde já obrigado.

*Movimento Reconstrução responde:

Então, Yuri, começamos dizendo o óbvio: que também visualizamos o problema e que será enfrentado com centralidade. Isso, como disseste, já foi assinalado. Então prossigo pro que aparentemente te chama mais a atenção: os planos, o como fazer.

Visualizamos três frentes de problemas: (a) a concessão pública à Santa Silvana; (b) a qualidade do serviço da Santa Silvana (superlotação e afins); e (c) o valor alto cobrado pela Santa silvana (e, por exemplo, as diferenças de valor entre as linhas do Centro e do Bairro pro Campus, a nossa ver injustificáveis).

Quanto aos pontos "a" e "c", entendemos necessário a imediata tomada de providências, por parte da administração central, de pedidos de esclarecimento aos órgãos jurídicos competentes, quais sejam, MP-RS e MPF, a respeito da concessão da Santa Silvana, da total ausência de transparência orçamentária dela e da necessidade de nova licitação para a linha, buscando-se nessa nova concessão o subsídio do Governo do Estado do RS (atualmente responsável pela linha, liberando-a mediante a Assembleia Legislativa) para o trajeto, tornando-o o mais barato possível. Entendemos que não há transparência na licitação, que o Governo Tarso tem sido conivente com a situação e que devemos encaminhar o maior esforço institucional possível no sentido de revertê-la.

Contudo, não podemos esperar até o Governo do Estado tomar providências para garantir a qualidade do transporte da UFPEL, daí nossa proposta para o ponto "b". Defendemos que a UFPEL designe uma equipe que, permanentemente, irá fiscalizar a qualidade do transporte da UFPEL. Essa equipe será responsável por elaborar laudos oficiais a respeito principalmente da superlotação, deixando-se de depender, a partir de então, da fiscalização da empresa Santa Silvana. Isso porque entendemos que também é responsabilidade da Universidade garantir que seus estudantes tenham o acesso aos diversos campi, de forma digna, sem serem transportados como sardinhas. Essa fiscalização oficial impossibilitará o conhecido fato de que, toda vez que há fiscalização a acontecer, repentinamente "surgem" ônibus extras da Santa Silvana. A partir de então a fiscalização será diária, por uma comissão permanente, da UFPEL mesmo, e não da empresa, que tomará todas as medidas judiciais cabíveis caso constate irregularidade e indignidade no transporte para o Campus Capão.

No mais, e por fim, a intenção é de buscar viabilizar a expansão da linha de transporte gratuito da UFPEL, hoje adstrita ao Campus Anglo, e também de fornecer maior número de bolsas auxílio-transporte, evitando que ocorra evasão por motivos financeiros.

Esperamos ter esclarecido/colaborado. Qualquer coisa, seguimos aí =)

------


Enviado por: Antonio Gissoni (Filosofia)

Pessoal, gostaria de expôr a seguinte situação:
Ontem(23/04) e hoje (24/04), encontrei pedras no meio da comida do RU. Fui falar com o responsável pela cozinha, ou seja, o cozinheiro, e ele me disse que aquilo não era problema dele e se eu estivesse tão incomodado com isso, era para eu procurar a direção. 
Agora lhes pergunto: Existe algum responsável pela qualidade dos alimentos que ingerimos ou devemos nos alimentar de qualquer "coisa"?
Pelo que me lembro, quem cuida da cozinha é o cozinheiro e não a faxineira, o porteiro ARMADO que vive tentando intimidar os acadêmicos com um revólver 38 na cintura na porta de um restaurante UNIVERSITÁRIO. Esse é o grande detalhe, estamos em um ambiente universitário, acadêmico, de sujeitos pensantes e não estamos em um refeitório prisional, reformatório ou algo do gênero.
Sendo assim, peço encarecidamente que os candidatos à reitoria não nos abandonem e que olhem pela qualidade não somente do que nos alimentamos, mas também da qualidade do nosso ensino, das nossas instalações e tudo mais pertencente à esfera acadêmica.
Já que somos o futuro da nação, então sejamos um futuro próspero, gerador de oportunidades e bons exemplos para a posteridade.

Sem mais, agradeço a oportunidade e espero resultados.

Antonio Gissoni
FILOSOFIA

MOVIMENTO RECONSTRUÇÃO RESPONDE:
    • Olá Antonio, a qualidade da educação é medida pela qualidade dos diferentes fatores que produzem a permanência do estudante na universidade. Não há educação de qualidade sem alimentação de qualidade, por exemplo. Vamos instituir mecanismos de controle de qualidade e uma ouvidoria para os estudantes se manifestarem. Também vamos propiciar alimentação vegetariana e vegana, uma reivindicação importante que entendemos que é muito importante de ser atendida. Abçs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário